Margarida Isabel Martins

Margarida Isabel Martins

Formada pela Royal Academy of Dance, Instrutora Fitness International (IFI) e Instrutora internacional de Body Training Systems.

Iniciou seus estudos aos 6 anos na Academia de Bailado Primin Trecu, onde permaneceu  durante 12 anos, efectuando os exames da Imperial Society of Dancing.
-1981  Frequenta a Academia Fátima Vale da Veiga, onde dança em vários espectáculos do Ciclo Portuense de Òpera.
-1984  Frequenta o Curso de Verão da Companhia Nacional de Bailado. Nesse ano é convidada a leccionar no Clube de Judo de Viana do Castelo.
-1985 Frequenta o Curso da Royal Academy of Dancing, tendo como professora Jean Mcdonnel  e o 1º Curso de Verão Primin Trecu onde trabalha com Sheila O Reilly e Eurol Puckering, neste  ano é convidada a leccionar no Porto Academia Teclado.
-1986 Funda a  Academia de Bailado, seguindo  o método de ensino da Royal Academy of Dancing, submetendo anualmente suas alunas a exames. Assiste ao 2º Curso de Verão Primin Trecu, trabalhando com Mónica Saez.
-1987 Desenvolve sua formação em diversos Workshops de Dança Africana , Afro-Brasileira e Dança Contemporânea.
-1988 Lecciona na Caius Music no Porto. Neste ano vai a Londres e finaliza o Curso para professores da Royal Academy of Dancing, trabalhando com Herida May.
-1989  Lecciona na Escola dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e na Escola do Centro Cívico de Vila Praia de Âncora.
-1995  Leva duas atletas ao Campeonato Nacional de Aérobica.
-1996  Formaliza contrato com o Ginásio Moreira de Sá como professora de Aérobica e com o Maia Club como professora de Dança Clássica.
-1997 Coreografa a  Menina do Mar  para o Teatro de Noroeste e coreografa dois  esquemas  para o Campeonato Nacional de Patinagem Artística, para a Escola Desportiva de Viana do Castelo
-1998 A sua formação é enriquecida em Inglaterra com o Curso Fundamentals of Classical Technique e com o Seminário para Professores de Dança Clássica Método Russo “Vaganova” .
– 1999   Leva uma aluna sua ao Prix de Lausanne.
Realiza o 1º Festival de Dança de Viana e  cria o projecto DANÇA NAS ESCOLAS com o intuito de divulgar a dança no Norte do País.
– 2000  funda a APAM – Associação para a Arte e Movimento na qual  é Presidente e a Companhia de Dança Gau Martins sendo sua  Directora Artística até 2005. Continua a desnvolver sua formação em workshops de Hip-Hop, FunK e Danças Latinas.
– 2001 Para a Companhia Gau Martins coreografa  Harém e Pecados coreografias  que estiveram na Semana da Dança do Cine Teatro S. João Palmela, Teatro Diogo Bernardes, Exponor, Teatro Sá de Miranda no 2º Encontro de Enfermagem e Pediatria-Neonatologia do Hospital de Santa Luzia  na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo inserido no programa o ano Europeu das Línguas.
Em 2001 é convidada para ser Presidente da Cooperativa Casa das Artes, continuando a leccionar Dança Clássica, Dança Moderna, Jazz, Dança Kids, Pilates, Body Balance, Body Combat, Body Pump, Localizada ,Hidroginástica, paralelamente como bailarina e instrutora participa  em  espectáculos e demonstrações  a nomear  “Casa  das  Artes  em Palco”(3 edições), “Mascaras” no Teatro Sá de Miranda, Teatro Diogo Bernardes,  Café Teatro, Escola Secundária da Abelheira, Liceu de Santa Maria Maior,  palcos ao ar livre Praia da Mariana e Praia Norte.
-2006  Fica com a Direcção Cultural do Café Teatro em Viana do Castelo, onde produz espectáculos de dança, musica, exposições de pintura, coordena e coreografa desfiles de moda de nomear Moda Viana ,com as coleções  Outono-Inverno   das lojas Diego Martin,  P´raputos,  Sex Appeal,  Alain Manoukian,  Kookai .
-2007 Lecciona na Escola de Ballet de Leça da Palmeira e Solmaia Ginásio.
-2008 Directora  Pedagógica da  Academia de Dança Joana Reis e Directora Artística de Bodyland Escola de Dança. Coreografa ” Princesas” espectáculo criado para o Natal de 2007 para a Câmara Municipal do Porto. Coreografa ” Animação” para  palco colocado no trajecto do desfile de Pais Natal organizado pela empresa Municipal Porto Lazer.
Cria o Projecto Cultural Dança, liderado pela APAM, programa executado em 7 escolas básicas no Porto, aos alunos é oferecida a oportunidade de aprender uma ampla gama de técnicas e estilos dança, incluindo hip hop, dança contemporânea, ballet e Jazz.
Em 2009 cria o Projecto PortoDança e a APAM Escola de Dança que realiza regularmente ao longo do ano lectivo vários espectáculos, onde os alunos têm a oportunidade de se apresentarem em frente aos amigos, famíliares e a outros alunos de dança, no final do ano lectivo realiza o “Espectáculo de Encerramento” onde os seus alunos apresentam uma ou mais coreografias em uma sala de espectáculos da cidade do Porto.
Desde 1999 promove o Festival de Dança de Viana hoje chamado Festival Norte Dança já na sua 21ª edição mantendo sempre em paralelo a sua carreira de professora e coreografa.