FND Online – Regulamento

Pretendemos estimular o desenvolvimento dos bailarinos, professores e directores, incentivando a pesquisarem e a conhecerem novas formas atraves do uso da tecnologia, sendo esta uma nova maneira de conexão da Dança nos tempos atuais.  

Fornecer uma excelente oportunidade para compartilhar experiências entre escolas, grupos, candidatos indepedentes e professores de dança desenvolvendo relações interétnicas, inter-regionais e internacionais 

Todas as inscrições deverão ser efetuadas pelo e-mail festivalnortedanca@sapo.pt 

Artigo 1 

PARTICIPAÇÃO 

Competição 

Bailarinos de todas as nacionalidades poderão competir dentro de cada estilo divisão e subdivisão. Os trabalhos coreográficos serão classificados por um Juri e pelo publico. 

VIDEOS 

1-Todos os vídeos deverão ser postados no Youtube. O Link deverá estar em modo “Não Listado” pois será através desse link que a coreografia será transmitida nos dias do Festival. Formato HD 300 MB. Favor inserir este link do vídeo na ficha de inscrição.  

2- Resolução HD 1280 x 720 px ou superior – Formato MP4  

3- A gravação do vídeo deverá ser em plano aberto e contínuo, terá de ser enviado sem cortes. 

4- Quando publicarem o video no Youtube, agendarem para o tornarem publico nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2020. 

ATENÇÃO – Nao será possivel substituir o link do video enviado na ficha de inscrição. 

DESCLASSIFICAÇÃO DE VÍDEOS  

1-Problemas técnicos de imagem ou som.  

2-Com coreografias incompletas.  

3-Com má qualidade e com falhas como filmagem muito próxima ou muito distante ou prejudicando a visualização da coreografia/bailarinos.  

4-Com iluminação que impossibilite a avaliação dos bailarinos.  

5-Que o tempo ultrapasse o estabelecido.  

6-No video não pode existir referência à Escola/Grupo/Candidato independente, tal como legenda na gravação.  

7-Que contenha qualquer tipo legenda. 

Artigo 2 

MODALIDADES

1.BALLET CLÁSSICO, NEOCLÁSSICO– serão inscritos neste Modalidade, coreografias criadas ou remontadas, obedecendo a técnica, passos e musica do ballet clássico. Aconselhamos as candidatas menores de 12 anos de idade a não usarem sapatilhas de ponta (em caso de dançarem com sapatilhas de ponta a responsabilidade e decisão e exclusivamente do responsável da(s) candidata(s)). 

?Avaliação Juri 
1.1.Repertório – É avaliada a montagem, figurino, época, estilo, sapatos de acordo com o repertório (ponta ou meia ponta), coreografia original, nível coreográfico e técnico, não são permitidas acrobacias nem elementos de ginástica. 

1.2. Ballet Criação –figurinos de acordo e sapatilhas de meia ponta ou de ponta. Não será permitido acrobacias nem elementos de ginástica nesta modalidade. 

1.3.Neoclássico – O figurino é simples e confortavel, os movimentos do bailarino devem ser marcados. Pode se utilizar sapatilhas de ponta ou meia ponta, será permitido no máximo um elemento acrobático e/ou de ginástica. 
 

2.DANÇA CONTEMPORANEA e MODERNA–Serão inscritas neste género as coreografias, que seguem as linhas das escolas de Dança Moderna (Graham, Limon, Cunningham etc.) e/ou Dança Contemporânea (Dança-Teatro, Multimídia etc.).  
Estas coreografias são criações de ruptura, buscam a inovação e a criação de novas formas de movimento, de acordo com as necessidades do coreógrafo ou do intérprete, sapatos de ponta não podem ser apresentados neste estilo. 

Avaliação JuriDeve expresar um conceito, um sentimento ou simplesmente investigar o movimento para expressar o conhecido. Poderá utilizar figurinos simples, sem muito brilho,pode-se utilizar sapatilhas de meia sola ou dançar descalço. A coreografia pode conter no máximo dois elementos acrobáticos e/ou deginástica. 

3.JAZZ– Coreografias que acentuam a linha corporal e a mobilidade do tronco, são um contínuo trabalho rápido e preciso de pernas com os pés em paralelo, tendem  a exagerar os movimentos de certas partes do corpo, como os ombros. 
Serão inscritos neste género todas as linhas do JAZZ e seu envolvimento com a Dança Contemporânea e Musicais (Jazz Broadway, Jazz Funk, Jazz Moderno, Jazz Contemporâneo, etc.) 

?Avaliação Juri– sapatilha de jazz, sapatilha de meia sola ou tênis de jazz, dependendo do estilo coreográfico. A coreografia pode conter no máximo quatro elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

4.LÍRICO –Dança que nasce da fusão entre ballet e jazz. Desafia os coreógrafos e bailarinos a utilizar o movimento para interpretar a música e a emoção. 

Avaliação Juri– Os movimentos dos bailarinos tentam mostrar o significado da música e se apoiam na melodía e/ou letra. O figurino ajuda a marcar a fluidez e suavidade que caracteriza o estilo. Pode-se utilizar sapatilhas de jazz, meia ponta de ballet ou sapatilhas de meia sola. A coreografia pode conter no máximo três elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

5.HIP HOP – é uma fusão de estilos de Street Dance e interpretações culturais que capturam a apresentação , a atitude, a postura, a música e outros elementos de ambiente urbano que em conjunto formam Hip Hop. 
Coreografias que Incluem uma ampla gama de estilos, Street, Commercial, Dancehall, Locking/Popping, Whaacking, Crumping, Voguing, Breaking, House, entre outros, considerando a técnica própria de cada um deles 

Avaliação Juri – Tendo em consideração a técnica própria de cada estilo, pode-se combinar diferentes estilos de hip hop dentro da mesma coreografia. A coreografia pode ter no máximo quatro power mooves e elementos acrobáticos e/ou de ginástica. Se os estilos que apresenta pertencerem a modalidades distintas, deverá se inscrever na modalidade Livre. 

6.TAP DANCE – São coreografias que utilizam frequentemente movimentos sincopados, as coreografias começam típicamente no oitavo golpe, ou entre a oitava e primeira conta, podem realizar-se com qualquer música e seguir os golpes, proporcionais ou sem o acompanhamento musical, ou capela. Podem ser estilo tap brodway, fusão, freestyle ou hoofer. 

Avaliação Juri– Pode ser qualquer estilo de tap Broadway, fusão, Freestyle ou hoofer. Deve utilizar sapatos de tap. Além disso, não é permitido sons pré-gravados na faixa musical que simulem o sapateado ou percursão dos bailarinos. A coreografia pode conter no máximo dois elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

7.DANÇAS ESPANHOLAS – São danças provenientes de Espanha se destaca o flamenco, clássico espanhol e a dança bolera. 

Avaliação Juri– Devem ser utilizados sapatos próprios dessa técnica. Não será permitido acrobacias e nem elementos de ginástica dentro da modalidade. Além disso, é proibido qualquer som gravado na faixa musical que simule o sapateado ou percurssão dos bailarinos. 

8.DANÇAS ÉTNICAS – São danças próprias de grandes áreas geográficas que coincidem com as característicos das populações que habitam essas zonas, são caracterizadas por predominarem na história como descrição da identidade de um povo. Inclui danças folclóricas, danças africanas, orientais, hindus, americanas, européias, etc. Não se aplica  para Bollywod nem para criações inspiradas em danças étnicas ou folclóricas. 

Avaliação Juri – Figurino e sapatos devem estar de acordo com a dança original e/ou região. Não será permitido acrobacias nem elementos de ginástica, com exceção que estas sejam parte da dança original e tradição. 

9.DANÇAS LATINAS–Estas danças são originadas e desenvolvidas na Latinoamérica. Sua técnica se caracteriza por seu predominante movimento de quadril  juntamente com o corpo, entre os quais se menciona a salsa, merengue, rumba, bolero, samba e outros. 

Avaliação Juri– Os sapatos devem ser de acordo com a dança, sapatilhas de ballet e  jazz não serão permitidas. A coreografia pode conter no máximo quatro acrobacias e/ou elementos de ginástica. As danças  populares e urbanas não são consideradas latinas para o FND 

10.DANÇAS ÁRABES– Dança com origem no Medio Oriente, coreografia de baladi, coreografia com solo de derbake??(mistura de ritmos árabes), as quais utilizam música com arranjos ocidentais e com técnicas mais modernas árabes . 

Avaliação Juri– Nenhum tipo de sapato será permitido nessa modalidade. A coreografia pode conter um máximo de uma acrobacia e/ou elemento de ginástica. 

11.LIVRE – FUSÃO –Dentro desta modalidade são incluídas todas as coreografias que cumpram com uma ou mais das seguintes alineas: 
–Fusão de duas ou mais técnicas variadas 
–Coreografía de alto impacto visual e/ou acrobacias. 
Coreografias que não estejam mencionadas nas modalidades do regulamento do FND. 

Avaliação Juri– Nesta modalidade não haverá limites de elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

12.TEATRO MUSICAL – Modalidade que combina música, canto, canção, diálogo e dança, com acompanhamentos instrumentais e interludios sincronizados em uma trama emocional através da projeção da imagem. Sua apresentação deve contar com, pelo menos, três das características acima mencionadas. 

Avaliação Juri– A coreografia deve consistir pelo menos com 40% de dança. Os tributos a cantores e mímicas de músicas famosas não serão considerados como um musical, a exceção que faça parte de um repertorio musical. Os sapatos ou calçados serão de acordo com a modalidade elegida pelo coreógrafo ou bailarino. A coreografia pode conter no máximo três elementos acrobátios e/ou de ginástica. 

Artigo 3 

DIVISÕES E SUBDIVISÕES

3.1 Divisões 

MINI – participantes de 4 a 7 anos 
CRIANÇAS – participantes de 8 a 11 anos 
JOVENS – participantes de 12 a 17 anos 
ADULTOS – 18 anos ou mais 
OPEN JUNIOR – 4 a 11 anos (duo, trio e grupos) 
OPEN JOVENS E ADULTOS – 12 anos ou mais (duo, trio e grupos), somente podem competir em nível estudante. 

*Um participante, cuja idade está dentro de duas divisões no ano da competição, poderá competir? em qualquer divisão (exemplo: um participante que tenha completado 8, 12 ou 18 anos nos dias da competição, poderá competir em ambas a divisões. 

3.2 Subdivisões 

SOLO – 1 participante 
DUO – 2 participantes 
TRIO – 3 participantes 
GRUPO PEQUENO – 4  a 6 participantes 
GRUPO GRANDE – mais de 7 participantes 
 

*Só é permitida a participação de solos, duos e trios a partir da divisão de crianças. 

Artigo 4 

NÍVEIS

Estão divididos em nível estudante e nível profissional. 

ESTUDANTE – São bailarinos em formação que não recebem  renda profissional e são legalmente representados por uma instituição ou professor de dança. 

PROFISSIONAL- São bailarinos maiores de 18 anos que cumpram com uma ou mais das seguintes características, serem membros de companhias de dança ou grupos profissionais, que dão aulas de dança nas modalidades inscritas na competição. 

Artigo 5 

TEMPO 

SOLOS, DUOS E TRÍOS – máximo de gravação de video 3:00 minutos. 
GRUPO – máximo de gravação de video 5:00 minutos. 
 

Artigo 6 

INSCRIÇÃO 
Enviar vía e-mail dentro das datas estabelecidas. 

– Formularios de inscrição completos. 
– Copia do comprovativo de pagamento total das taxas de inscrição. 
– Contrato de aceitação e liberação de imagens para o evento FND Online 2020. 
– Qualquer outra documentação solicitada pela organização. 

Se as inscrições não decorrerem dentro das datas estabelecidas, o FND reserva-se no direito de não aceitar as inscrições. 

TAXAS DE INSCRIÇÃO 

10 EUR – SOLISTAS – por uma coreografia em qualquer estilo de dança (max 3 min)  
30 EURO – TRIO – por uma coreografia em qualquer estilo de dança (max 3 min)  
20 EUR – DUO – por uma coreografia em qualquer estilo de dança (max 3 min)  
40 EUR- GRUPO PEQUENO – por uma coreografia em qualquer estilo de dança (4 a 6 elementos, max 4 min)  
50 EUR – GRUPO GRANDE – por uma coreografia em qualquer estilo de dança (max 5 min) 

Artigo 7 

PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO?DADA PELO JURI 

O resultado será a média dos resultados obtidos pelo Jurí da Modalidade (60 pontos), mais o Jurí Complementar (40 pontos). Menos as deduções de pontos (se houver penalidades na participação) pelo Jurí de Penalizações na média total obtida na competição. 

PAINEL DE JURÍS 
São três elementos de reconhecido mérito na área da Dança. Nosso painel é formado por 3 tipos diferentes de jurís que cumprirão a função de uma classificação especifica, independente um dos outros, jurí de modalidade, jurí complementar e jurí de dedução. 

JURÍ DE MODALIDADE (60 PONTOS) 
O jurí de modalidade é o perito que qualifica a técnica de acordo com o estilo, nível e categoria em que está inscrito o candidato, grupo ou escola. 

1.Técnica Especifica 
Modalidade Correta – 1 a 5 pontos 
Nivel Tecnico – 1 a 5 pontos 

2.Execução 
Habilidade – 1 a 10 pontos 

3.Dificuldade 
Movimentos Extraordinarios – 1 a 5 pontos 
Movimentos de Risco – 1 a 5 pontos 

4.Musicalidade 
Ritmo – 1 a 5 pontos 
Edição do Video – 1 a 5 pontos 

5.Coreografia 
Inovação – 1 a 5 pontos 
Complexidade – 1 a 5 pontos 

6.Originalidade e Criatividade 
Criatividade – 1 a 5 pontos 
Originalidade – 1 a 5 pontos 

JURÍ COMPLEMENTAR (40 PONTOS) 
O jurí complementar é o perito que qualifica os complementos de acordo com estilo, nível e categoria em que está registado o candidato escola ou grupo. 

1.Uso do Cenario 
Espaço – 1 a 3,5 pontos 
Formações – 1 a 3,5 pontos 
Níveis – 1 a 3,5 pontos 
Transições – 1 a 3,5 pontos 

2.Imagem 
Figurino?– 1 a 3,5 pontos 
Acessorios – 1 a 3,5 pontos 
Maquiagem – 1 a 3,5 pontos 
Estetica Visual – 1 a 3,5 pontos 

3.Projeção do Cenário 
Gestos – 1 a 3,5 pontos 
Autenticidade do caráter – 1 a 3,5 pontos 
Força dos Movimentos – 1 a 2,5 pontos 
Interpretação – 1 a 2,5 pontos 

JURÍ DE DEDUÇÕES 
O jurí de deduções é o perito que qualifica as falhas regulamentadas, são determinadas de acordo com o estilo, nível em que está registado o candidato escola ou grupo. 

1- Estilo errado –menos 4 pontos 
2- Categoria errada–menos 4 pontos 
3- Nivel errado– menos 10 pontos 
4- Movimento não apropriado– menos 2 pontos por cada movimento inadequado. 
5- Linguagem musical não apropriada – menos 2 pontos de cada vez. 
6- Lançamento de objetos ao publico– menos 5 pontos de cada vez. 
7- Acidentes ou caídas– menos 1 ponto de cada vez 
8- Falsa partida da coreografia– menos 5 pontos 
9- Uso indevido de maquiagem ou pintura corporal– menos 5 pontos 
10-Figurino não apropriado, ofensivo ou vulgar– menos 5 pontos 
11- Chegada tardia ao cenário– menos 10 pontos 
12- Expressões de euforia no inicio ou final da coreografia– menos 5 pontos 
13- Movimentos de alto risco mal executados– menos 5 pontos 
14- Coreografia não apropriada para o nível, historia ou projeção cénica– menos 15 pontos. 

PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DADA PELO PUBLICO 

classificação do publico é obtida pelo numero de “Gostos no Youtube dos videos a concurso, subtraindo o numero de “Não Gostos. 

Se o numero de “Gostos for negativclassificação do publico será de ZERO. 

A votação do publico realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2020 até as 12.00h (29 novembro). 

CLASSIFICAÇÃO 

A classificação final de cada coreografia é calculada pela media dos resultados da votação dada pelo Juri (50%) e pela votação dada pelo publico (50%) 

50% votação Jurí + 50% votação Publico = CLASSIFICAÇÃO FINAL 

PREMIOS 

Serão atribuídos aos participantes o 1º, 2º e 3º lugar em todas as modalidades e divisões inscritas no FND Online. 

O(s) participante(s) que atingir a pontuação mais alta será classificado em 1º lugar, o que atingir a segunda pontuação mais alta fica em segundo lugar e o que atingir a terceira pontuação mais alta fica em terceiro lugar. 

*No caso de não haver participantes suficientes (mais de três por modalidade), será determinado o premiado de acordo com a escala de pontuação anteriormente citada. 

DESEMPATE 

No caso de empate, se definirá o desempate pela maior pontuação dada pelo Juri da modalidade.  
No caso de ter a mesma qualificação em modalidade, será verificado a pontuação específica na seguinte ordem nível  técnico, execução, dificuldade, musicalidade, coreografia, originalidade e criatividade. 

Artigo8 

CERTIFICADOS 

Certificado digital via e-mail para todos os participantes do FND Online.  

O responsável pelo grupo terá acesso ao(s) respectivo(s) certificado(s) com a finalidade de enviar aos integrantes de seu elenco.  

Artigo 9 

PREMIOS MODALIDADE 

Todos os vídeos classificados em 1º, 2º e 3º lugar receberão um Troféu digital.  

PRÉMIOS EXCELENCIA 

São prémios especiais que o FND entrega aos participantes mais destacados da competição, Prémio Melhor Bailarino(a), Prémio Melhor Crew/Escola/Grupo, Prémio Melhor Dueto, Prémio Melhor Trio, Coreografia Destaque Junior, Coreografia Destaque Jovens e Adultos, Coreografia Destaque Adultos Profissional, Premio Escola Excelencia, Premio Escola Excelencia, Premio Melhor Coreografo. 

Os Premiados receberão Bolsas de Estudo e/ou Medalhas (fisico) enviados pelo correio. A organização entrará em contato para o envio. 

1. Prémio Melhor Bailarino(a)

Este premio é dedicado exclusivamente ao melhor bailarino ou bailarina, mais destacado na competição do FND Online. Têm que participar no mínimo em três coreografias em diferentes modalidades uma delas obrigatoriamente têm que ser um solo. 

2. Prémio Melhor Dueto, Prémio Melhor Trio. 

Prémios para a melhor coreografia duo e trio de todas as modalidades e divisões, têm que participar no mínimo com três coreografias independentemente da modalidade e divisão 

3.Prémio Melhor Crew/Escola/Grupo, Coreografia Destaque Junior, Coreografia Destaque Jovens e Adultos, Coreografia Destaque Adultos Profissional 

Têm que concorrer no mínimo com 5 coreografias de grupo. 
-Os adultos estudantes e adultos profissionais alem de terem de concorrer com 5 coreografias em grupo, três coreografias têm que ser em modalidades diferentes. 

4. Premio Escola Excelencia 

Este premio é dedicado as escolas participantes ao longo dos anos no FND 

Serão registradas as pontuações das coreografias das escolas, serão incluídas as pontuações dos prémios obtidos na competição em curso. O premio sera atribuidos a Escola com a pontuação mais alta obtida em premios até a competição em curso (competições presenciais e online). 

5. Premio Revelação 

Este premio é proporcionado as escolas que participam pela primeira vez na competição do FND 
Têm de ter participado pelo menos com 10 coreografias e ter ganho no mínimo, em 50% de todas suas participações. 

6.Premio Melhor Coreografo

Este premio é dedicado exclusivamente ao coreógrafo mais destacado por sua capacidade de criar e dirigir o maior numero de coreografias. 

Será merecedor do premio, o coreógrafo que  tenha obtido o maior número de prémios (primeiro, segundo e terceiro lugar) na competição em curso. 

Artigo 10 

NOTAS IMPORTANTES 

1. Proibida a inscrição de um mesmo bailarino em mais de uma coreografia que apresente iguais ou similares características de apresentação (não deverá competir contra ele mesmo) Dessa forma, não poderá participar em mais de cinco coreografias dentro da mesma competição. 
 

2. Os concorrentes cedem ao FND os direitos de utilizaçao da imagem (fotografia e video) de maneira definitiva e irrevogável, sem nenhum limite de tempo ou de lugar e renunciam a toda pretensão, pagamento, retribuição, reembolso de taxas ou outra compensação de qualquer natureza.  
 

3.Todos os prémios em dinheiro serão pagos ao responsável do (s) candidato (s) ou encarregado de educação por transferência bancária no prazo de quinze dias após termos a informação necessária para efetuar o pagamento. 
 

4.Só será efetuado o envio de medalhas uma vez pelo correio no prazo de duas a três semanas, em caso de ser necessário novo envio terão de pagar os portes.  
 

5.O regulamento pode ser alterado até um mês antes do início do evento. 

Os resultados finais das votações do Juri e do Publico serão divulgados no dia 29 de Novembro (domingo) às 19.00h na nossa página do facebook e website. 

Em breve será divulgada os horários e os profissionais que estarão ministrando aulas e cursos on line e presenciais nos dias 27 a 29 de Novembro. 

Festival Norte Dança ONLINE 

Competição para TODOS os BAILARINOS e ESTILOS DE DANÇA 

BALLET CLÁSSICO, NEOCLÁSSICODANÇA CONTEMPORANEAMODERNOJAZZ, LÍRICOHIP HOP, TAP DANCEDANÇAS ESPANHOLASDANÇAS ÉTNICAS, DANÇAS LATINASDANÇAS ÁRABESFUSÃOTEATRO MUSICAL.  

SOLICITAÇÃO DA FICHA DE INSCRIÇÃO: festivalnortedanca@sapo.pt