Ana Lacerda

BAILARINA PRINCIPAL da Companhia Nacional de Bailado

FORMAÇÃO-  Iniciou os seus estudos de dança aos 6 anos de idade na Escola do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado do Teatro Nacional de São Carlos

MESTRES Aponta como principais mestres para a sua formação: Armando Jorge, Violette Quenolle, Barbara Gray, Maria Luisa Carles, Maria Palmeirim, João Miranda, Vladimir Petrunine, Eric e Maya Volodine, Georges Garcia, Lynn Wallis, Patricia Neary, entre outros. Integrou o elenco da Companhia em 1988, tendo sido promovida a bailarina Principal em 1995.

PRINCIPAL REPERTÓRIO: Dançou a maior parte do repertório apresentado pela Companhia Nacional de Bailado. Fazem parte do seu repertório como bailarina Principal importantes obras como: La Fille Mal Gardée (Georges Garcia), A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky), Festival das Flores e Napoli (August Bournonville), Sonho de Uma Noite de Verão (versões Gray Veredon, Armando Jorge, Heinz Spoerli), O Quebra-Nozes (versões Armando Jorge, Mehmet Balkan), Concerto (Kenneth MacMillan), D. Quixote (versões de Maya e Eric Volodine e versão de Mehmet Balkan), A Bela Adormecida (Ted Bransen), Coppélia (John Auld), Cinderela (Michael Corder), Romeu e Julieta (John Cranko), Giselle (Georges Garcia), Paquita, Bayadère, O Lago dos Cisnes, Raymonda (Armando Jorge), Les Sylphides (Mikhail Fokine), Ever Near Ever Far (Hienz Spoerli), A Dama das Camélias, O Lago dos Cisnes, Bach a L´Oriental, Corsário (Mehmet Balkan), Pedro e Inês, Noite de Ronda, Isolda (Olga Roriz), Tema e Variações, Quatro Temperamentos, Agon, Apollo, Serenade, Who Cares? (George Balanchine), Without Words (Nacho Duato), Adagietto (Renato Zanella), Gestos de Filigrana, Lento para Quarteto de Cordas (Vasco Wellenkamp), In The Middle Somewhat Elevated, Artifact II (William Forsythe) e A Morte do Cisne, Bomtempo, Present Tense, Cantoluso (David Fielding e Rui Lopes Graça), DeSete, Llanto, Intacto, Dançares, Savalliana, Cantoluso, Remain (Rui Lopes Graça),5 Tangos (Hans Van Manen), Four Reasons (Edward Clug), Uma Coisa Em Forma de Assim (7 Coreógrafos e Bernardo Sassetti), entre muitos outros.

GALAS DE BAILADO: Participação em diversas Galas Internacionais e como Guest Artist, nomeadamente na Alemanha, em Italia, Moscovo, Praga, no Festival de Miami, nas edições I, II, III e IV das Galas Internacionais de Bailado da CNB em Portugal, Festival de Bangkok.

PÉMIOS/CONDECORAÇÕES: A sua versatilidade artística mereceu-lhe menções de destaque pelas suas interpretações de papéis tanto de carácter clássico como moderno: -Nomeação para os Prémios Bordal em 2000 -Prémio de Excelência atribuído pela Direcção da Associação dos Amigos da CNB para a ‘Melhor Bailarina do Ano’ em 2003 -Em 2005/2006 foi convidada a representar a NIKE em Portugal; -A 13 de Fevereiro de 2006 foi agraciada por Sua Excelência o Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Mérito no Palácio de Belém. -Em Abril de 2009 recebe, pelas mãos dos Amigos da Dança, o Prémio Carreira, por ser o ano em que fez 20 anos de carreira e pela sua interpretação no Lago dos Cisnes. -Em Junho de 2010 recebe o Prémio de melhor bailarina na área de dança clássica no I Festival Prémios da Dança realizado em Portugal. -Tem tido como como partenaires estrelas internacionais como Carlos Acosta (Royal Ballet), Alen Bottaini (Ópera de Munique) e Filip Barankiewicz (Ballet de Estugarda), Romel Frometa Castellon ( Ballet de Cuba ) Entregando-se também, à execução de figurinos de vários bailados em Estúdios Coreográficos da própria CNB e respectivas Galas.

Neste momento dedica-se a dar coaching aos bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e aulas particulares a crianças, jovens e adultos.