Benvindo da Fonseca

Professor e Jurí do Festival Norte Dança 2016
Professor e Jurí do Festival Norte Dança 

BENVINDO DA FONSECA

Em 1980, inicia a sua formação em dança com Ana Macara, tendo continuado os seus estudos no Conservatório Nacional (Lisboa) e na Escola de Formação da Fundação Calouste Gulbenkian com Carlos Caldas e Ulrike Caldas. Prossegue a sua formação com Maggi Black, Bettsy Hog e William Burnman (Nova Iorque) e Ruth Silk (Londres). Em 1984, ingressa no Grupo 7ª Posição, dirigido por Rui Horta. Em 1985, é Solista na Companhia de Dança de Lisboa (CDL) onde Rui Horta coreografa, expressamente para ele, bailados como Insónia e solos como Rhogonae, musicados por Rão Kiao. Neste período trabalha, igualmente, com Patrice Soliero, Mark Bogart e Mark Haim, entre outros.
Em 1986, e a convite do Director Artístico Jorge Salavisa, ingressa como Solista no Ballet Gulbenkian. Em 1990, é promovido a Primeiro Bailarino desta Companhia, continuando os seus trabalhos com os Mestres Tony Hulbert, Ivan Kramar, Rosella Hightower, Irena Milovan, Kasuko Hirabayasahi; exponentes como Itzik Galili, Orad Naharin e Mats Ek; coreógrafos como Vasco Wallenkamp, Christopher Bruce, Jiri Kylian, Nacho Duato, Olga Roriz, Paul Taylor e Hans Van Manen. Com o Ballet Gulbenkian fará uma série de tournées pela Europa, Américas do Norte e do Sul e Ásia.
As suas interpretações de Passaglia Opus I (Wellemkamp), pás-de-deux com a Bailarina Graça Barroso, e Prelúdio à Sesta de um Fauno (Wellemkamp) lhe outorgam os melhores elogios da crítica nacional e internacional, incluindo o Prémio Bailarino do Ano atribuído pelo Correio da Manhã (1989) pela interpretação de Prelúdio….1
Em 1985, coreografa o bailado O Grande Music Hall, no Olympia. Faz diversos trabalhos para a televisão. Inicia um intenso período de criações coreográficas. Em 1989, representa o Ballet Gulbenkian como convidado da Gala Internacional de Madrid, Teatro Albeniz, interpretando o consagrado solo de Prelúdio…; é convidado da Gala de San Pantaleo (III Maratona de Dança), Sardinha, Itália (1990).2 Em 1991, é convidado da Gala Internacional de Sevilha, Teatro Maestranza. Ainda em 1991, coreografa e actua no filme Encontros Imperfeitos, de Jorge Marecos, considerado pela crítica como um dos melhores momentos de dança do cinema português.
Em 1992, é convidado a leccionar na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Durante o ano de 1994, é convidado para o Grande Festival de Dança de Itálica, Sevilha; actua como bailarino convidado da Companhia de Dança de Évora, também em Sevilha; é Professor dos Alunos Finalistas do Conservatório de Lisboa; faz parte do Espectáculo de Beneficência em Memória de Carlos Trincheiras. Em parceria com António Laginha e Hernâni Miguel, organiza e participa na homenagem à bailarina Graça Barroso, na inauguração do evento Dança no Centro Cultural de Belém. Assiste Vasco Wellemkamp nos bailados Sinfonia dos Salmos, no Ballet Gulbenkian, e Amar Amália, na Ópera de Géneve.Entre 1996 e 1997, continua o seu trabalho coreográfico, em conexão com o teatro, para as Companhias do Teatro Nacional de Dona Maria II, As Muy Desvairadas, Cenas do Auto da Índia; Grupo de Teatro O Bando (ACARTE), A Nau de Quixibá, e Teatro Experimental do Porto, Henriqueta Emília.
Em 2002, recebe um Prémio de Carreira atribuído pela Associação Primo-Canto. Em 2004, participa no documentário sobre Belgais, produzido pela BBC; é co-fundador da Companhia Lisboa Ballet Contemporâneo (LBC), sendo o seu Director Artístico até 2007.
Em 2006, é convidado a dançar na Gala Internacional «Noite des Étoiles», em Miami, na Florida. Em 2008, faz a reposição do Dueto de A Casa de Bernarda Alba para o Staatsoper, Berlim.
Em 1993, recebeu o prémio “Os Jovens na Criatividade com a ONU”, tornando-se desde então Embaixador da Boa-Vontade da Organização das Nações Unidas.
Do seu reportório coreográfico destacam-se: Máscara (1992), para a Oficina Coreográfica do Conservatório Nacional de Lisboa, com música original de César Viana; Pássaro de Esperança (1992), dedicado aos mutilados da Guerra de Angola e à Organização Médicos Sem Fronteira; Sal-Kapate (1992), Dançar Makeba (1993), Pétalas (1994) para o Ballet Gulbenkian; Xankan (1994), para a Companhia de Dança de Almada; Povo Que Lavas No Rio (1994), pás-de-deux criado especialmente para Amália Rodrigues, em parceria com Bárbara Griggi; Makeba (1995), reposição para a Escola Superior de Dança, Lisboa; Para Que A Terra Não Esqueça (1995) para o Ballet Gulbenkian; Valquírias, de Wagner (1995), sobre água, na Patriarcal de Lisboa; o solo auto-biográfico Renacê (2001), Teatro São Luís; Como Água Para Chocolate, Com os Olhos de… (2003), para a Companhia de Dança de Almada; A Caminhada (2003), para a Escola de Dança do Conservatório Nacional; Dança Árabe, de Tchaikovsky (2003), solo criado especialmente para Belgais mas que vai acabar por dançar com interpretação musical em palco de Maria João Pires (Teatro São Luís). Uma Noite com Ella (Fitzgerald) (2003), em co-produção com o Teatro Municipal de São Luís; Castañeda (2004), para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo; A Casa de Bernarda Alba (2005), para o Teatro São Luís; Mar (2006), para o Grupo «Madredeus» e a LBC; Callas (2007), para a LBC, Teatro Camões; Sal-Capate (2007), reposição para o StaatsTheater-Hildesheim (Hannover) e (2008) Escola de Ballet PirminTrecu, Casa da Música, Porto; A Casa de Bernarda Alba (2008), reposição do Dueto para o Staatsoper, Berlim; Edzer (2011), para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo; Casa do rio (2011), para a Companhia de Dança de Almada; Uma coisa em forma de assim (2011), para a Companhia Nacional de Bailado. Em 2012 é homenagiado na gala das estrelas de São Domingo (Republica Dominicana), esteve no Festival Iberica Contêmporânia e no Mexico em Queretaro,  coreografa para Companhia de Dança Contemporânia de Evora  Romeu e Julieta ( 2013) e Muito Chão para Companhia de Dança de Almada(2013). Em 29 de Setembro é homenageado com a Gala dos seus 30 anos de carreira pela Companhia de Dança de Almada num evento que contou com uma exposição de todo o seu percurso enquanto bailarino e coreografo e com depoimentos de personalidades nacionais e  internacionais da dança assim como um espetáculo com excertos da trilogia que foi criado para comemorar os seus trinta anos de carreira EDZER, CASA DO RIO E MUITO CHÃO.