FND Online – Regulamento

INSCRIÇÕES ABERTAS

3ªedição – FND ONLINE 

O FND Online é organizado pela Associação para a Arte e Movimento.

Pretendemos estimular o desenvolvimento dos bailarinos, professores e directores, incentivando a pesquisarem e a conhecerem novas formas atraves do uso da tecnologia, sendo esta uma nova maneira de conexão da Dança nos tempos atuais.  

Fornecer uma excelente oportunidade para compartilhar experiências entre escolas, grupos, candidatos indepedentes e professores de dança desenvolvendo relações interétnicas, inter-regionais e internacionais.

O FND Online é uma competição que permite que os bailarinos se qualifiquem  para competir em concursos parceiros do festival e na Final Híbrida FND em Novembro de 2022.

Os bailarinos podem se inscrever pela sua escola de dança ou podem competir como candidatos independentes.

Não existe limite para o número de coreografias que um bailarino/escola pode participar.

Bailarinos em formação amadora, pré-profissional e profissional podem competir.

Todas as inscrições deverão ser efetuadas pelo e-mail festivalnortedanca@sapo.pt 

 

Artigo 1 

PARTICIPAÇÃO 

Competição 

Bailarinos de todas as nacionalidades poderão competir dentro de cada estilo divisão e subdivisão. Os trabalhos coreográficos serão classificados por um Juri e pelo publico. 

VIDEOS 

Os vídeos devem cumprir os seguintes requisitos:

1-Todos os vídeos deverão ser postados no Youtube. O Link deverá estar em modo “Não Listado” pois será através desse link que a coreografia será transmitida nos dias do Festival. Formato HD 300 MB. Favor inserir este link do vídeo na ficha de inscrição.

2- Resolução HD 1280 x 720 px ou superior – Formato MP4

3- A gravação do vídeo deverá ser em plano aberto e contínuo, terá de ser enviado sem cortes.

4- O vídeo deve ser filmado de frente, na horizontal, com uma camera fixa que pode seguir os movimentos dos bailarinos, mas não pode haver zoom in ou zoom out.

5- Deve ser possível ver o corpo completo dos bailarinos em todo o vídeo.

6- O som não pode ser gravado em separado e adicionado posteriormente ao vídeo.

7- Os vídeos podem ser gravados com figurino ou com vestuário de aula.

8- O fundo deve ser o mais neutro possível.

9- Todos os videos têm que ter na legenda da gravação do video o nome da escola/grupo ou candidato independente e o nome da coreografia.

ATENÇÃO – Nao será possivel substituir o link do video enviado na ficha de inscrição. 

 

DESCLASSIFICAÇÃO DE VÍDEOS  

1-Problemas técnicos de imagem ou som.  

2-Com coreografias incompletas.  

3-Com má qualidade e com falhas como filmagem muito próxima ou muito distante ou prejudicando a visualização da coreografia/bailarinos.  

4-Com iluminação que impossibilite a avaliação dos bailarinos.  

5-Que o tempo ultrapasse o estabelecido.  

6- Falta da informação obrigatoria no video na  legenda da gravação.  


Artigo 2
 

MODALIDADES

1.BALLET CLÁSSICO, NEOCLÁSSICO– serão inscritos neste Modalidade, coreografias criadas ou remontadas, obedecendo a técnica, passos e musica do ballet clássico. Aconselhamos as candidatas menores de 12 anos de idade a não usarem sapatilhas de ponta (em caso de dançarem com sapatilhas de ponta a responsabilidade e decisão e exclusivamente do responsável da(s) candidata(s)). 

Avaliação Juri 
1.1.Repertório – É avaliada a montagem, figurino, época, estilo, sapatos de acordo com o repertório (ponta ou meia ponta), coreografia original, nível coreográfico e técnico, não são permitidas acrobacias nem elementos de ginástica. 

1.2. Ballet Criação –figurinos de acordo e sapatilhas de meia ponta ou de ponta. Não será permitido acrobacias nem elementos de ginástica nesta modalidade. 

1.3.Neoclássico – O figurino é simples e confortavel, os movimentos do bailarino devem ser marcados. Pode se utilizar sapatilhas de ponta ou meia ponta, será permitido no máximo um elemento acrobático e/ou de ginástica.  

2.DANÇA CONTEMPORANEA e MODERNA–Serão inscritas neste género as coreografias, que seguem as linhas das escolas de Dança Moderna (Graham, Limon, Cunningham etc.) e/ou Dança Contemporânea (Dança-Teatro, Multimídia etc.).  
Estas coreografias são criações de ruptura, buscam a inovação e a criação de novas formas de movimento, de acordo com as necessidades do coreógrafo ou do intérprete, sapatos de ponta não podem ser apresentados neste estilo. 

Avaliação JuriDeve expresar um conceito, um sentimento ou simplesmente investigar o movimento para expressar o conhecido. Poderá utilizar figurinos simples, sem muito brilho,pode-se utilizar sapatilhas de meia sola ou dançar descalço. A coreografia pode conter no máximo dois elementos acrobáticos e/ou deginástica. 

3.JAZZ– Coreografias que acentuam a linha corporal e a mobilidade do tronco, são um contínuo trabalho rápido e preciso de pernas com os pés em paralelo, tendem  a exagerar os movimentos de certas partes do corpo, como os ombros. 
Serão inscritos neste género todas as linhas do JAZZ e seu envolvimento com a Dança Contemporânea e Musicais (Jazz Broadway, Jazz Funk, Jazz Moderno, Jazz Contemporâneo, etc.) 

Avaliação Juri– sapatilha de jazz, sapatilha de meia sola ou tênis de jazz, dependendo do estilo coreográfico. A coreografia pode conter no máximo quatro elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

4.LÍRICO –Dança que nasce da fusão entre ballet e jazz. Desafia os coreógrafos e bailarinos a utilizar o movimento para interpretar a música e a emoção. 

Avaliação Juri– Os movimentos dos bailarinos tentam mostrar o significado da música e se apoiam na melodía e/ou letra. O figurino ajuda a marcar a fluidez e suavidade que caracteriza o estilo. Pode-se utilizar sapatilhas de jazz, meia ponta de ballet ou sapatilhas de meia sola. A coreografia pode conter no máximo três elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

5.HIP HOP – é uma fusão de estilos de Street Dance e interpretações culturais que capturam a apresentação , a atitude, a postura, a música e outros elementos de ambiente urbano que em conjunto formam Hip Hop. 
Coreografias que Incluem uma ampla gama de estilos, Street, Commercial, Dancehall, Locking/Popping, Whaacking, Crumping, Voguing, Breaking, House, entre outros, considerando a técnica própria de cada um deles 

Avaliação Juri – Tendo em consideração a técnica própria de cada estilo, pode-se combinar diferentes estilos de hip hop dentro da mesma coreografia. A coreografia pode ter no máximo quatro power mooves e elementos acrobáticos e/ou de ginástica. Se os estilos que apresenta pertencerem a modalidades distintas, deverá se inscrever na modalidade Livre. 

6.TAP DANCE – São coreografias que utilizam frequentemente movimentos sincopados, as coreografias começam típicamente no oitavo golpe, ou entre a oitava e primeira conta, podem realizar-se com qualquer música e seguir os golpes, proporcionais ou sem o acompanhamento musical, ou capela. Podem ser estilo tap brodway, fusão, freestyle ou hoofer. 

Avaliação Juri– Pode ser qualquer estilo de tap Broadway, fusão, Freestyle ou hoofer. Deve utilizar sapatos de tap. Além disso, não é permitido sons pré-gravados na faixa musical que simulem o sapateado ou percursão dos bailarinos. A coreografia pode conter no máximo dois elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

7.DANÇAS ESPANHOLAS – São danças provenientes de Espanha se destaca o flamenco, clássico espanhol e a dança bolera. 

Avaliação Juri– Devem ser utilizados sapatos próprios dessa técnica. Não será permitido acrobacias e nem elementos de ginástica dentro da modalidade. Além disso, é proibido qualquer som gravado na faixa musical que simule o sapateado ou percurssão dos bailarinos. 

8.DANÇAS ÉTNICAS – São danças próprias de grandes áreas geográficas que coincidem com as característicos das populações que habitam essas zonas, são caracterizadas por predominarem na história como descrição da identidade de um povo. Inclui danças folclóricas, danças africanas, orientais, hindus, americanas, européias, etc. Não se aplica  para Bollywod nem para criações inspiradas em danças étnicas ou folclóricas. 

Avaliação Juri – Figurino e sapatos devem estar de acordo com a dança original e/ou região. Não será permitido acrobacias nem elementos de ginástica, com exceção que estas sejam parte da dança original e tradição. 

9.DANÇAS LATINAS–Estas danças são originadas e desenvolvidas na Latinoamérica. Sua técnica se caracteriza por seu predominante movimento de quadril  juntamente com o corpo, entre os quais se menciona a salsa, merengue, rumba, bolero, samba e outros. 

Avaliação Juri– Os sapatos devem ser de acordo com a dança, sapatilhas de ballet e  jazz não serão permitidas. A coreografia pode conter no máximo quatro acrobacias e/ou elementos de ginástica. As danças  populares e urbanas não são consideradas latinas para o FND 

10.DANÇAS ÁRABES– Dança com origem no Medio Oriente, coreografia de baladi, coreografia com solo de derbake?(mistura de ritmos árabes), as quais utilizam música com arranjos ocidentais e com técnicas mais modernas árabes . 

Avaliação Juri– Nenhum tipo de sapato será permitido nessa modalidade. A coreografia pode conter um máximo de uma acrobacia e/ou elemento de ginástica. 

11.LIVRE – FUSÃO –Dentro desta modalidade são incluídas todas as coreografias que cumpram com uma ou mais das seguintes alineas: 
–Fusão de duas ou mais técnicas variadas 
–Coreografía de alto impacto visual e/ou acrobacias. 
Coreografias que não estejam mencionadas nas modalidades do regulamento do FND. 

Avaliação Juri– Nesta modalidade não haverá limites de elementos acrobáticos e/ou de ginástica. 

12.TEATRO MUSICAL – Modalidade que combina música, canto, canção, diálogo e dança, com acompanhamentos instrumentais e interludios sincronizados em uma trama emocional através da projeção da imagem. Sua apresentação deve contar com, pelo menos, três das características acima mencionadas. 

Avaliação Juri– A coreografia deve consistir pelo menos com 40% de dança. Os tributos a cantores e mímicas de músicas famosas não serão considerados como um musical, a exceção que faça parte de um repertorio musical. Os sapatos ou calçados serão de acordo com a modalidade elegida pelo coreógrafo ou bailarino. A coreografia pode conter no máximo três elementos acrobátios e/ou de ginástica.

13. BOLLYWOOD – Dança originária da India de grande popularidade da indústria cinematográfica, não é considerada Dança Étnica. A dança Bollywood se centra no movimento sensual das caderas, utiliza um movimento chamado “Jatka”, O movimento de caderas se coordena com movimentos dos pés, que se realiza com passos fortes que vão da direita a esquerda. Com esses passos é necessário manejar juntos as mãos de uma maneira suave e sutil, ao mesmo tempo que os pés, para criar uma armonía e para completar gestos com o rosto. A vestimenta típica da índia: blusa chamada “ choli” e farda chamada “gaghra”. As roupas devem ter cores chamativas e coloridas, maquiagem que cumpra com as características da dança, como as cores vermelho e ouro nas sombras dos olhos.

Avaliação Juri –  Não será permitido acrobacias nem elementos de ginástica, com exceção que estas sejam parte da dança original e tradição. 

14.DANÇA ACROBÁTICA – Modalidade que combina técnicas de dança com a precisão de elementos acrobáticos, combinando a dança e acrobacia, usando acrobacias em um contexto de dança. Uma característica definida da dança acrobática é a transição suave e graciosa entre dança e os movimentos acrobáticos. 

Avaliação
Juri – Nesta modalidade não haverá limites de elementos acrobáticos e/ou de ginástica.  

Artigo 3 

DIVISÕES E SUBDIVISÕES

3.1 Divisões 

MINI – participantes de 4 a 7 anos 
CRIANÇAS – participantes de 8 a 11 anos 
JOVENS – participantes de 12 a 17 anos 
ADULTOS – 18 anos ou mais 
OPEN JUNIOR – 4 a 11 anos (duo, trio e grupos) 
OPEN JOVENS E ADULTOS – 12 anos ou mais (duo, trio e grupos), somente podem competir em nível estudante. 

*Um participante, cuja idade está dentro de duas divisões no ano da competição, poderá competir em qualquer divisão (exemplo: um participante que tenha completado 8, 12 ou 18 anos nos dias da competição, poderá competir em ambas a divisões. 

3.2 Subdivisões 

SOLO – 1 participante 
DUO – 2 participantes 
TRIO – 3 participantes 
GRUPO PEQUENO – 4  a 6 participantes 
GRUPO GRANDE – mais de 7 participantes  

 

Artigo 4 

NÍVEIS

Estão divididos em nível estudante e nível profissional. 

ESTUDANTE – São bailarinos em formação que não recebem  renda profissional e são legalmente representados por uma instituição ou professor de dança. 

PROFISSIONAL- São bailarinos maiores de 18 anos que cumpram com uma ou mais das seguintes características, serem membros de companhias de dança ou grupos profissionais, que dão aulas de dança nas modalidades inscritas na competição. 

 

Artigo 5 

TEMPO 

SOLOS, DUOS E TRÍOS – máximo de gravação de video 3:00 minutos. 
GRUPO – máximo de gravação de video 5:00 minutos.  

 

Artigo 6 

INSCRIÇÃO 
Enviar vía e-mail dentro das datas estabelecidas. 

– Formularios de inscrição completos. 
– Copia do comprovativo de pagamento total das taxas de inscrição. 
– Contrato de aceitação e liberação de imagens para o evento FND Online 2022. 
– Qualquer outra documentação solicitada pela organização. 

Se as inscrições não decorrerem dentro das datas estabelecidas, o FND reserva-se no direito de não aceitar as inscrições. 

 

Artigo 7 

PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DADA PELO JURI 

O resultado será a média dos resultados obtidos pelo Jurí da Modalidade (60 pontos), mais o Jurí Complementar (40 pontos). Menos as deduções de pontos (se houver penalidades na participação) pelo Jurí de Penalizações na média total obtida na competição. 

PAINEL DE JURÍS 
São três elementos de reconhecido mérito na área da Dança. Nosso painel é formado por 3 tipos diferentes de jurís que cumprirão a função de uma classificação especifica, independente um dos outros, jurí de modalidade, jurí complementar e jurí de dedução. 

JURÍ DE MODALIDADE (60 PONTOS) 
O jurí de modalidade é o perito que qualifica a técnica de acordo com o estilo, nível e categoria em que está inscrito o candidato, grupo ou escola. 

1.Técnica Especifica 
Modalidade Correta – 1 a 5 pontos 
Nivel Tecnico – 1 a 5 pontos 

2.Execução 
Habilidade – 1 a 10 pontos 

3.Dificuldade 
Movimentos Extraordinarios – 1 a 5 pontos 
Movimentos de Risco – 1 a 5 pontos 

4.Musicalidade 
Ritmo – 1 a 5 pontos 
Edição do Video – 1 a 5 pontos 

5.Coreografia 
Inovação – 1 a 5 pontos 
Complexidade – 1 a 5 pontos 

6.Originalidade e Criatividade 
Criatividade – 1 a 5 pontos 
Originalidade – 1 a 5 pontos 

JURÍ COMPLEMENTAR (40 PONTOS) 
O jurí complementar é o perito que qualifica os complementos de acordo com estilo, nível e categoria em que está registado o candidato escola ou grupo. 

1.Uso do Cenario 
Espaço – 1 a 3,5 pontos 
Formações – 1 a 3,5 pontos 
Níveis – 1 a 3,5 pontos 
Transições – 1 a 3,5 pontos 

2.Imagem 
Figurino?– 1 a 3,5 pontos 
Acessorios – 1 a 3,5 pontos 
Maquiagem – 1 a 3,5 pontos 
Estetica Visual – 1 a 3,5 pontos 

3.Projeção do Cenário 
Gestos – 1 a 3,5 pontos 
Autenticidade do caráter – 1 a 3,5 pontos 
Força dos Movimentos – 1 a 2,5 pontos 
Interpretação – 1 a 2,5 pontos 

JURÍ DE DEDUÇÕES 
O jurí de deduções é o perito que qualifica as falhas regulamentadas, são determinadas de acordo com o estilo, nível em que está registado o candidato escola ou grupo. 

1- Estilo errado –menos 4 pontos 
2- Categoria errada–menos 4 pontos 
3- Nivel errado– menos 10 pontos 
4- Movimento não apropriado– menos 2 pontos por cada movimento inadequado. 
5- Linguagem musical não apropriada – menos 2 pontos de cada vez. 
6- Lançamento de objetos ao publico– menos 5 pontos de cada vez. 
7- Acidentes ou caídas– menos 1 ponto de cada vez 
8- Falsa partida da coreografia– menos 5 pontos 
9- Uso indevido de maquiagem ou pintura corporal– menos 5 pontos 
10-Figurino não apropriado, ofensivo ou vulgar– menos 5 pontos 
11- Chegada tardia ao cenário– menos 10 pontos 
12- Expressões de euforia no inicio ou final da coreografia– menos 5 pontos 
13- Movimentos de alto risco mal executados– menos 5 pontos 
14- Coreografia não apropriada para o nível, historia ou projeção cénica– menos 15 pontos. 

PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DADA PELO PUBLICO 

classificação do publico é obtida pelo numero de “Gostos no Youtube dos videos a concurso, subtraindo o numero de “Não Gostos. 

Se o numero de “Gostos for negativclassificação do publico será de ZERO. 

A votação do publico realiza-se nos dias 27, 28 e 29 Maio de 2022 até as 12.00h (29 Maio). 

CLASSIFICAÇÃO FINAL 

A classificação final de cada coreografia é calculada pela media dos resultados da votação dada pelo Juri (50%) e pela votação dada pelo publico (50%) 

50% votação Jurí + 50% votação Publico = CLASSIFICAÇÃO FINAL

Será atribuído aos participantes o 1º, 2º e 3º lugar em todas as modalidades e divisões inscritas no FND.
O(s) participante(s) que atingir a pontuação mais alta será classificado em 1º lugar, o que atingir a segunda pontuação mais alta fica em segundo lugar e o que atingir a terceira pontuação mais alta fica em terceiro lugar.

Para serem premiados terão que atingir uma pontuação mínima do Jurí:

– Para ser premiado com o 3º lugar o concorrente deve ter no mínimo 50 – 69,9 pontos.
– Para ser premiado com o 2º lugar o concorrente deve ter no mínimo 70 – 84,9 pontos.
– Para ser premiado com o 1º lugar o concorrente deve ter no mínimo 85 – 100  pontos.

*No  caso  de não haver participantes suficientes  mais de  três coreografias  por  modalidade (mais de 3 divisões e/ou mais de 3 subdivisões ) será  determinado o  premiado  de  acordo com  a  escala  da  pontuação geral anteriormente citada. 
A organização reserva o direito de unificar modalidades, divisões e subdivisões e níveis , consoante o número de candidatos e coreografias em competição. Estas coreografias  serão  qualificadas  de acordo com a técnica originalmente inscrita e competirão entre si pela maior pontuação geral obtida.

DESEMPATE  

No  caso  de  empate,  se  definirá  o  desempate pela  maior  pontuação  dada pelo Jurí da modalidade. No  caso  de  ter  a  mesma  qualificação em  modalidade,  será  verificado  a pontuação  específica  na  seguinte ordem nível  técnico, execução, dificuldade, musicalidade, coreografia, originalidade e criatividade.

 

Artigo8 

CERTIFICADOS 

Certificado digital via e-mail para todos os participantes do FND Online.  

O responsável pelo grupo terá acesso ao(s) respectivo(s) certificado(s) com a finalidade de enviar aos integrantes de seu elenco.  


Artigo 9
 

PREMIOS MODALIDADE 

Todos os vídeos classificados em 1º, 2º e 3º lugar receberão um Troféu digital (diploma).  

PRÉMIOS EXCELENCIA 

São  títulos  e  prémios  especiais  que  o FND entrega  aos participantes  mais  destacados  da competição, Prémio Melhor Bailarino(a), Prémio Melhor Crew/Escola/Grupo, Prémio Melhor Dueto, Prémio Melhor Trio, Coreografia Destaque Junior, Coreografia Destaque Jovens e Adultos, Coreografia Destaque Adultos Profissional, Premio Escola Excelência, Premio Produção FND, Premio Escola Excelência, Premio Melhor Coreografo

15.1. Prémio Melhor Bailarino(a) 

Este premio é dedicado exclusivamente ao  melhor  bailarino  ou  bailarina,  mais destacado  na competição do FND Online.  Têm que participar no mínimo em três coreografias em diferentes modalidades  uma delas obrigatoriamente têm que ser um solo e obter no mínimo  85 pontos .

15.2. Prémio Melhor Solo Feminino, Prémio Melhor Solo Masculino, Prémio Melhor Dueto, Prémio Melhor Trio. 

Premio para a melhor coreografia em solos femininos, Premio para a melhor coreografia em solos masculinos, Premio Melhor coreografia em  duos e Premio para o melhor coreografia em trio de todas as modalidades e divisões. Para terem acesso a estes prémios  têm que participar no mínimo com três coreografias independentemente da modalidade e divisão e obter no mínimo 80 pontos, caso contrario estes prémios não serão entregues.

15.3.Prémio Melhor Crew/Escola/Grupo, Coreografia Destaque Crianças, Coreografia Destaque Jovens e Adultos, Coreografia Destaque Adultos Profissional. 

Têm que concorrer no mínimo com 5 coreografias de grupo.
-Os adultos estudantes e adultos profissionais alem de terem de concorrer com 5 coreografias em grupo, três coreografias têm que ser em modalidades diferentes.

15.4. Premio Revelação 

Este premio é proporcionado as escolas que  participam  pela  primeira  vez  na competição do FND
Têm de ter participado pelo menos com 10 coreografias e ter ganho no mínimo, em 50% de todas suas participações.

15.5. Premio Melhor Coreografo 

Este  premio  é  dedicado exclusivamente  ao  coreógrafo mais destacado por sua capacidade de criar e dirigir o maior numero de coreografias.

Será merecedor do premio, o coreógrafo que  tenha  obtido  o  maior  número  de prémios  (primeiro,  segundo  e  terceiro lugar) na competição em curso.


PREMIO ESCOLA EXCELENCIA

Este premio é dedicado as escolas participantes ao longo dos anos no FND 

Serão registradas as pontuações das coreografias das escolas, serão incluídas as pontuações dos prémios obtidos na competição em curso dadas pelo Jurí. O premio será atribuido a Escola com a pontuação mais alta obtida em prémios até a competição em curso (competições presenciais e online). 


Artigo 10
 

NOTAS IMPORTANTES 

1. Os concorrentes cedem ao FND os direitos de utilizaçao da imagem (fotografia e video) de maneira definitiva e irrevogável, sem nenhum limite de tempo ou de lugar e renunciam a toda pretensão, pagamento, retribuição, reembolso de taxas ou outra compensação de qualquer natureza.   

2. Se os patrocinadores atribuirem prémios em dinheiro serão pagos ao responsável do (s) candidato (s) ou encarregado de educação por transferência bancária no prazo de quinze dias após termos a informação necessária para efetuar o pagamento.  

3.O regulamento pode ser alterado até um mês antes do início do evento. 

 

Festival Norte Dança ONLINE 

Competição para TODOS os BAILARINOS e ESTILOS DE DANÇA 

BALLET CLÁSSICO, NEOCLÁSSICODANÇA CONTEMPORANEAMODERNOJAZZ, LÍRICOHIP HOP, TAP DANCEDANÇAS ESPANHOLASDANÇAS ÉTNICAS, DANÇAS LATINASDANÇAS ÁRABESFUSÃOTEATRO MUSICAL, BOLLYWOOD, DANÇA ACROBÁTICA

SOLICITAÇÃO DA FICHA DE INSCRIÇÃO: festivalnortedanca@sapo.pt