Rui Pinto

Juri e Professor Workshop 14

RUI PINTO

Iniciou os estudos de dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, em 1983. Em 1985, a convite do professor Jorge Salavisa, ingressou na Companhia Ballet Gulbenkian como estagiário B e aí alcançou a categoria de 1º Bailarino A.
Trabalhou com os melhores Maîtres Nacionais e Internacionais Rosella Hightower, Alphonse Poulin, Ivan Kramer, Gradimir Pankov, Irena Milovan, Kasuko Hirabayashi, Patrick Hurde, Carlos Caldas, Elena Madan Vera, Glenn Eddy, George Garcia, Manuela Valadas, Ivonice Satie, Terry Etheridge, Sónia Mota, entre outros.
Interpretou obras de Coreógrafos Internacionalmente conhecidos como Jirí Kylian, Mats Ek, William Forsythe, Hans Van Manen, Paul Taylor, Ohad Naharin, Nacho Duato, Itzik Galili, Mauro Bigonzetti, Diddy Veldman, Cristopher Bruce, Olga Roriz, Rui Horta, Vasco Wellenkamp, Gagik Ismailian, Paulo Ribeiro, Cesc Gelabert, Stijn Cellis, Rodrigo Pederneiras, Oscar Araiz, Cristopher House, entre outros.
Trabalhou em Londres, no London Contemporary Dance Theatre com Marion Lane, Karen Bell–Kanner, Linda Gibbs e Robert North.
Frequentou cursos para bailarinos em Londres e, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura fez o “International Course for Professional Choreographers & Composers” em Bretton Hall, Grã-Bretanha, onde trabalhou com Robert Cohan, Gary Law, Nigel Osborne e Ivan Kramer.
Coreografou para o Ballet Gulbenkian, Companhia de Dança de Almada, Companhia de Dança Contemporânea em Setúbal, Escola Superior de Dança(ESD),Escola de Dança do Conservatório Nacional,Escola Superior de Comunicação Social, onde é convidado a trabalhar com os alunos do último ano “Introdução ao Movimento” e recebeu a Medalha de Mérito do Instituto Politécnico. Coreografou também para produções de Moda Nacional/Internacional, para teatro, a peça “O Gato que Chove” de Mário Cesariny, encenado por Maria Emília Correia, no Teatro Villaret, em 1997, com Paulo Pires, José Airosa, Gonçalo Waddington, João Gabriel, entre outros.Foi convidado a apresentar coreografias suas na Plataforma de Bagnolet 94, na “4th Elia Conference Lisbon 96?, subordinada ao tema “Reflections on the Human Face”no Festival de Dança de Casablanca, no Festival de Cugneaux em Toulouse, onde recebeu a medalha e o diploma de Mérito,no Festival de Fougères, onde ganhou o 1º Prémio para Jovens Coreógrafos. No ano 2005 é convidado pela Câmara Municipal de Lisboa (Egeac) para Coreografar  a “Marcha dos Mercados” e em 2006, para júri das Marchas Populares de Lisboa.
Em 2004 pediu a pré-reforma no Ballet Gulbenkian, com o objectivo de apostar noutros caminhos artísticos, após 21 anos de profissão. Em 2005/2006 trabalhou na Companhia Olga Roriz, a convite da Directora, participando no bailado “O Amor ao Canto do Bar Vestido de Negro”no Projecto “Felicitações Madame”. Em Três obras “site-specific” a 1ª apresentada nas catacumbas da Escola Superior de Dança(ESD), a 2ª na Ilha do Farol em Olhão, Algarve e a 3ª no Teatro São Carlos  em Lisboa. No Filme “Madame” , apresentado no Teatro Camões.A 7 Julho de 2007 colabora no Centro de Design & Interiores Maria José Salavisa em Óbidos, a convite do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Telmo Faria. Produziu aí vários Eventos Artísticos, convidando “Urso Luso” (Canções de Intervenção); “Penicos de Prata”  (sobre obras de Natália Correia e António Botto). Espectáculo Árias de Dança, nos Jardins da Casa Gaeiras, com bailarinos da Companhia Nacional de Bailado e do Grupo Tok´Art, em Agosto de 2008.
Desde Setembro de 2011 tem desenvolvido a actividade de professor : Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Contemporânea, Repertório Contemporâneo e Iniciação à Improvisação Coreográfica.
Em Outubro de 2012, a convite do professor Alphonse Poulin, Maître e Coordenador da Escola Juilliard School, em Nova York, fez aí um estágio, como observador, do trabalho técnico/artístico que é desenvolvido nessa escola.